entrevista

Pirisca Grecco está de mala e cuia prontas para mudar para a Capital

Jaqueline Silveira*

Foto: Janaína Wille (Diário)

Conhecido no meio nativista do Rio Grande do Sul e, especialmente, de Santa Maria, o músico Pirisca Grecco, nascido em Uruguaiana, está de mala e cuia prontas para mudar do Coração do Rio Grande para Porto Alegre. E para uma atividade bem diferente do que faz atualmente. O compositor e intérprete será assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do cantor Luiz Marenco, eleito deputado estadual pelo PDT, nas eleições de outubro do ano passado.

Professor é cotado para ser novo secretário de Finanças em Santa Maria

Assim como nas composições de suas músicas e nas suas apresentações, Pirisca, que não tem partido, mostra-se empolgado com o desafio, já que Marenco, nas suas palavras, está com a vida feita e não tem interesse em se dar bem com a política, algo fundamental nos dias de hoje. Conforme Pirisca, o único músico entre os assessores, além do próprio Marenco, será ele. Não há dúvida que esse gabinete ganhará ares do nativismo.

CULTURA
_ Espero entrar para a história _  é o que deseja Pirisca Grecco ao revelar o motivo de sua mudança para Porto Alegre. O músico, de 47 anos, nascido em Uruguaiana, mas integrante da vida cultural de Santa Maria desde 2000, será assessor parlamentar do cantor nativista Luiz Marenco, eleito deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em 2018. Além disso, Pirisca também se matriculou no Instituto Claretiano, onde fará o curso de graduação em licenciatura em Música. Ele esteve, ontem, na sede do Diário e participou de uma gravação transmitida ao vivo na nossa página do Facebook falando sobre o seu futuro.

O show de despedida de Pirisca ocorreu ontem à noite, no Plataforma 85, no Mercado Público. No Coração do Rio Grande, ele deixa uma legião de fãs e amigos. O cantor e violonista veio para Santa Maria quando a sua filha Antônia nasceu, em 2000, para procurar trabalho nos estúdios da cidade.

- Vim bater na porta dos estúdios, tentar gravar algum jingle. Eu trabalhei no Bobby Studio e no Estúdio Master. Foram duas plantas que pude regar com carinho e que vi crescer. Aqui, dividi um apartamento com o colega Ângelo Franco, que foi um amigo muito importante para mim. Foi ele quem me trouxe para vestir botas e bombachas. Até então, eu era um cantor de barzinhos, fazia cover da Legião Urbana, por exemplo - lembra Pirisca.

Ele também recorda com carinho dos amigos Érlon Péricles, que trabalhava no Estúdio Master, e de Ricardo Freire, do Bobby Studio, que compunham músicas para a interpretação de Pirisca, e possibilitaram que ele se tornasse um músico maleável, adepto a ritmos contemporâneos da tradicional música gaúcha.

Na Cidade Cultura, também criou A Hora da Música, projeto em que dava aulas. Atualmente, Pirisca compartilha seu talento na Escola de Arte Musicomania. Ele promete continuar frequentando a escola nos finais de semana, quando não estiver em Porto Alegre, e quando vier visitar a família, que continuará morando em Santa Maria.

- A escola funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h. Então, quero continuar colocando os meus ensinamentos à disposição de quem tiver interesse, pelo menos, aos finais de semana. Lá, todos os professores são formados em Música. Isso também me incentivou a ir procurar uma formação na área - explica.

NOVO DESAFIO
O músico se mostra empolgado ao falar sobre sua expectativa em relação ao trabalho de assessor parlamentar. Ele viaja para Porto Alegre na próxima segunda, e será empossado na quinta-feira, dia 31. Na capital, Pirisca vai morar em um kitnet, contemplando a rotina de estudante e de funcionário da Assembleia Legislativa. Ele também ficará mais próximo dos colegas da banda Comparsa Elétrica, que residem em Porto Alegre.  

- Vamos conhecer melhor o Rio Grande do Sul. Vamos falar de analfabetismo, de saneamento básico, do patrimônio imaterial e cultural. Espero entrar para a história e participar de uma nova política. O Luiz Marenco já está com a vida feita e não precisa usar a Assembleia para interesses particulares. O Rio Grande do Sul precisa de pessoas com atitude e fio de bigode - projeta o músico e, agora, assessor parlamentar.

Titãs anuncia show acústico em Santa Maria

Pirisca tem a intenção de utilizar a sua experiência nos palcos para trabalhar em prol dos artistas. A regulamentação da profissão de músico e o pagamento correto dos direitos autorais devem ser uma das bandeiras dele junto ao deputado Luiz Marenco. 

- Penso que o músico tem que ter uma maneira de comprovar a renda e uma garantia de aposentadoria. Se nós temos uma lei de incentivo, que dá milhões de reais para poucos projetos, por que não podemos contemplar milhões de músicos com esse valor? Isso vai fazer com que eles acordem, no dia 1°, e tenham um salário na conta - questiona.

TALENTO DE BERÇO
A ligação de Pirisca Grecco com a música vem de berço. Ele nasceu no final de semana em que ocorreu a primeira edição da Califórnia da Canção Nativa, o pioneiro entre os festivais de música nativista. Pirisca veio ao mundo no dia 30 de novembro de 1971, e a Califórnia surgiu no dia seguinte, 1° de dezembro.

- Minha família estava envolvida diretamente nessa cena musical, através do meu tio, Júlio Machado, e da minha tia, Cecilia Machado. Eles ajudaram a organizar e venceram o festival, com a música Reflexão - conta.

Como intérprete e compositor, Pirisca seguiu a tradição familiar e venceu a Califórnia em 2002, 2004 e 2005, com as músicas Feito o Carreto, Muchas Gracias e Com os Pés Fincados no Chão, respectivamente. Em 2015, a banda Comparsa Elétrica, da qual Pirisca faz parte, gravou um show no coreto da Praça Saldanha Marinho. As cenas foram parte da produção Comparsa Elétrica - O Filme.


*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deputado federal Jean Wyllys desiste de mandato e deixa o Brasil com medo de ameaças Anterior

Deputado federal Jean Wyllys desiste de mandato e deixa o Brasil com medo de ameaças

Líder do governo responde ao bloco da oposição na Câmara Próximo

Líder do governo responde ao bloco da oposição na Câmara

Política